Como funcionam os sistemas de energia solar fotovoltaica em caso de queda de energia?




A finalidade do sistema conectado à rede é produzir energia para reduzir o máximo possível o consumo mensal proveniente da concessionaria, e não suprir eventuais falta de energia.

Se o seu sistema de energia solar for autônomo, ou seja, desconectado da rede, ele funcionará de modo isolado, não dependendo da referência da rede elétrica.

Se o seu sistema de energia solar está conectado à rede, então, ele funciona de modo sincronizado com ela, e se desliga automaticamente se há queda no fornecimento. Isso é para evitar que as pessoas que fazem os reparos da rede elétrica, sejam feridos pelo sistema que enviam energia de volta à rede, esse requisito é uma norma que necessita ser atendida pelo equipamento para que ele possa ser liberado para conexão com a rede. No entanto, existem certos inversores que você pode comprar que fornecem energia de backup caso isso aconteça.

Caso sua região tenha frequentes queda no fornecimento de energia, essa alternativa de backup é interessante, chamamos de SISTEMA HÍBRIDO, que é a mistura do sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (on-grid) com o sistema fotovoltaico autônomo (off-grid) que usa baterias para armazenar energia, que pode ser um único inversor híbrido ou um inversor específico de acoplamento ao seu sistema on grid.

Vamos ao exemplo:

Se o seu sistema está conectado à rede, sem o uso do backup, e por eventual falha na rede da concessionária, falte energia, ele automaticamente se desligará, por normas de segurança, que são requisitados pela concessionária, como na imagem 1.





Imagem 1 – Sistema fotovoltaico on-grid

Imagem 1 – Sistema fotovoltaico on-grid

Mas caso seu sistema seja híbrido, e faltar energia da concessionária, ele continuará ligado, devido ao sistema de backup que gera a referência para que ele funcione, e fazendo o seccionamento da rede elétrica para que não volte energia para rede da concessionária, evitando acidentes com os profissionais de reparo da rede, como na imagem 2.



Imagem 2 – Sistema fotovoltaico híbrido

Imagem 2 – Sistema fotovoltaico híbrido

Para concluirmos, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede, não funcionam caso tenha queda na rede elétrica da concessionária. Diferente dos sistemas isolados (off-grid) que tem o funcionamento independente da rede da concessionária, e os sistemas híbridos que trabalham com bancos de bateria que mantém o sistema em funcionamento por um determinado período caso tenha queda de energia.









#EnergiaSolarfotovoltaica #Painelsolar #Projetos

Posts Em Destaque
Posts Recentes