top of page

Comparação de dados de geração de sistemas fotovoltaicos projetado Vs real.

Neste artigo vamos abordar a comparação da geração de sistemas fotovoltaicos, geração projetada e geração real coletada no sistema de monitoramento do inversor.

Visto que o mercado de energia solar cresce a cada ano no Brasil, muitos fornecedores oferecem Kits com uma proposta de geração para aquele determinado sistema em Quilo Watt Pico [KWp], onde vemos uma diferença na geração de sistemas com a mesma potência. Esta diferença esta relacionada aos fatores que interferem na geração caso a caso. Cada instalação tem suas peculiaridades que podem interferir na geração do sistema fotovoltaico.

Esses Fatores são:

  • Orientação e Angulação dos módulos;

  • Eficiência do inversor;

  • Sombreamento dos módulos;

  • Baco de dados de irradiação;

  • Erro de Engenharia (cálculos);

Para que o sistema tenha uma performance melhor, o mesmo deve ser projetado por um profissional capacitado, para que as expectativas do cliente não sejam frustradas.

Para isso vamos apresentar a comparação da geração projetada Vs a Geração Real de 3 sistemas projetados e instalados. Os sistemas foram projetados utilizando o software PVsyst 6.6.3, banco de dados da Meteonorm (banco de dados pago e incluso no Pvsyst). O Sketchup foi utilizado para fazer a modelagem 3D para simulação de sombreamento do sistema.

O primeiro sistema apresentado é na cidade de São Carlos, com 8 módulos Canadian de 320 W totalizando 2,56 kWp, inversor Fronius Galvo 2.5-1.

Tabela 1 – Comparação Sistema 1​

Gráfico 1 - Comparação Sistema 1

A tabela acima mostra os dados coletados do relatório gerado pelo PVsyst (projetado) e no banco de dados do SolarWeb (Real) do sistema de monitoramento da Fronius Solar Web.

Comparando a média entre as amostras temos, 308,08 kWh no PVsyst e 308,06 kWh no SolarWeb, um erro de 0,05% de um para o outro, visto que foram coletadas 7 amostras apenas no SolarWeb, isso devido ao sistema não ter completado 1 ano.

O segundo sistema apresentado é na cidade de Batatais, com 25 módulos Canadian de 255 W totalizando 6,37 kWp, inversor Fronius Primo 6.0-1.

Tabela 2 – Comparação Sistema 2

Gráfico 2 - Comparação Sistema 2

Neste caso temos, 817,25 kWh no PVsyst e 810,62 kWh no SolarWeb, um erro de 0,81% de um para o outro, visto que foram coletadas 5 amostras no SolarWeb, isso devido ao sistema não ter completado 1 ano.

O terceiro sistema apresentado é na cidade de São Joaquim da Barra, com 28 módulos Canadian de 325 W totalizando 9,10 kWp, inversor Fronius Primo 8.2-1.

Tabela 3 – Comparação Sistema 3

Gráfico 3 - Comparação Sistema 3

Comparando as amostras temos 1228,25 kWh no PVsyst e 1225,35 kWh no SolarWeb, um erro de 0,24% de um para o outro, visto que foram coletadas 8 amostras no SolarWeb, isso devido ao sistema não ter completado 1 ano.

Para fins de comparação resolvemos pegar um kit vendido no mercado para comparar com o relatório gerado com o PVsyst.

Kit fornecedor 1:

Vamos pegar como base a região sudeste, com 8 módulos Canadian de 325 W totalizando 2,6 kWp, inversor Fronius Primo 3.0-1.

Tabela 4 – Comparação Fornecedor 1 Vs PVsyst

Fazendo a comparação, vemos que o fabricante diz que o kit gera 355 kWh/mês e o PVsyst nas condições ideais nos mostrou que esse kit gera 332,57 kWh/mês, um erro de -6,75%, neste caso o erro foi negativo devido a estimativa do fornecedor estar superestimada, ou seja, o sistema não terá a o rendimento estimado pelo fornecedor.

Concluímos que, um sistema de energia solar, não basta comprar um kit e instalar em sua residência esperando uma geração superestimada. Os sistemas fotovoltaicos têm sua geração conforme as características do local de instalação, isso tem que ser calculado com os mínimos detalhes pelo projetista, computando todas as perdas do sistema, para obtermos uma estimativa de geração com excelência.

Contrate uma empresa especialista no assunto para saber qual sistema atende sua necessidade.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page